O presidente do Brasil, Lula da Silva, não vai discursar na sessão solene do 25 de abril, que irá decorrer no Parlamento. O chefe de estado brasileiro vai ter um momento onde poderá fazer uma intervenção, mas será fora da sessão comemorativa.
A decisão foi tomada na quarta-feira, dia 12 de abril, na Conferência de Líderes. O momento de boas-vindas a Lula da Silva está marcado para as 10:00 e contará com intervenções do presidente do Brasil e do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
Mais tarde, às 11:30, irá ser iniciada a sessão solene comemorativa do 25 de abril, já sem o chefe de estado brasileiro.
Este tema surge no seguimento da polémica criada no passado mês de março, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho quando, em solo brasileiro, anunciou que Lula da Silva iria discursar na cerimónia solene do 25 de Abril na Assembleia da República.
Dessa forma, tal não irá acontecer. No final da Conferência de Líderes, a deputada socialista Maria da Luz Rosinha transmitiu aos jornalistas que o presidente do Brasil irá falar no dia 25 de abril, no Parlamento, mas não na sessão comemorativa.
A porta-voz da Conferência revelou ainda que o presidente da Assembleia da República endereçou um convite para que Lula da Silva “possa assistir à sessão do 25 de Abril”, mas “ainda não veio a resposta”.