Madrid foi anunciada como a nova cidade anfitriã de um Grande Prémio de Fórmula 1, com um contrato de 10 anos a iniciar em 2026.
Madrid, a capital da Espanha, está pronta para receber um Grande Prémio de Fórmula 1 a partir de 2026, conforme anunciado esta terça-feira, dia 23 de janeiro. A cidade acolherá a F1 por 10 temporadas consecutivas, até 2035, num circuito ainda em construção que combinará trechos de rua e pista. O traçado terá 5,47 quilómetros de extensão, 20 curvas e um tempo estimado de volta de aproximadamente um minuto e 32 segundos.
A incorporação de Madrid no calendário da F1 não implica a saída de Barcelona, cujo contrato vigora até 2026. Estão em andamento negociações para que a Espanha passe a sediar dois Grandes Prémios anualmente.
O novo circuito em Madrid, localizado perto do centro de exposições IFEMA, aguarda homologação da FIA e a especificação final do desenho. Com capacidade para mais de 110.000 espectadores por dia, o local será ampliado para acomodar até 140.000 pessoas diariamente durante a primeira metade do contrato, tornando-se um dos maiores palcos da F1.
Let’s go racing in Madrid!
Say hello to the brand-new circuit built around the @IFEMA Exhibition Centre ✨#F1 pic.twitter.com/klysY8HAiT
— Formula 1 (@F1) January 23, 2024
Situado a apenas cinco minutos do aeroporto Madrid-Barajas Adolfo Suarez, o Grande Prémio Espanhol em Madrid será uma das corridas mais acessíveis do calendário da F1, com acessos através de metro, comboio e linhas urbanas. Estima-se que 90% dos fãs consigam chegar ao paddock por transporte público, enquanto aqueles que se hospedam nas proximidades terão um curto trajeto a pé até o local do evento.