O concelho da Maia vai ter um novo centro de vacinação já a partir de 2 de janeiro, localizado na Cidade da Maia, no edifício onde funcionava antes o ginásio Maia Club.
O CVC Maia III vem assim substituir o CVC Maia I, a funcionar nas instalações da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, e que encerrará aquando da abertura deste novo centro.
Até lá, o Centro de Vacinação em Gemunde mantém o horário das 08h30 às 15h00 durante a semana. Nos últimos fins-de-semana de dezembro estará encerrado.
Recorde-se que o concelho da Maia teve ainda o CVC II, em Gueifães, mas que foi entretanto encerrado.
Concelho da Maia tem ainda três centros de testes rápidos, um na Cidade da Maia, outro em Águas Santas e outro no Castêlo da Maia, para além das várias farmácias e serviços de saúde que estão habilitadas para esta atividade.
De recordar que a 24 de dezembro, o concelho da Maia apresentou uma incidência de 657 casos por cada 100 mil habitantes, este número representa cerca de 913 novos casos, entre 09 e 22 de dezembro.
O governo antecipou as medidas de contenção para dia 25 de dezembro:
Teletrabalho obrigatório; Encerramento de creches e ATL’s; Encerramento de discotecas e bares — com medidas de apoio.
Para os principais dias de festa de passagem de ano, há regras específicas:
Teste negativo obrigatório para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano;
Proibição de ajuntamentos na via pública de mais de dez pessoas no Natal (24 e 25 dez) e Ano Novo (30, 31 dez e 1 jan) e proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.