O evento incluirá diversas atividades e contará com a participação de cerca de 300 inscritos, dois terços dos quais provenientes de outros países.
O festival, que se inicia a 24 de agosto com o “Douro Blitz Cruise”, um cruzeiro no Rio Douro com torneio de xadrez rápido, inclui uma vasta gama de atividades. Entre elas, destaca-se o Maia Chess Open, o principal evento do festival, que decorrerá durante 9 dias no Tecmaia e contará com a presença de estrelas do xadrez mundial, como Awonder Liang, que alcançou o título de Grande Mestre aos 14 anos.
De acordo com a organização, a promoção da igualdade de género no desporto será também um dos focos do festival, com a realização do Queens Event na Quinta dos Cónegos, na Maia. O ensino da modalidade será igualmente promovido através de um Workshop de aprender xadrez, aberto e gratuito a todos os Maiatos, e do Summer Chess Camp, destinado aos mais jovens.
O V Congresso de Xadrez, intitulado “Strong Minds”, será realizado no Tecmaia e contará com oradores de quatro países, refletindo sobre a sua experiência pessoal e as vantagens e oportunidades do xadrez competitivo. Entre os palestrantes, estarão figuras notáveis como Natalia Shukova e Shohreh Bayat, que abordarão temas como a relação entre o xadrez e a política e o ativismo político na modalidade.
O festival culminará com a cerimónia de entrega de prémios Maia Chess Open, no Tecmaia, a 2 de setembro. Toda a informação sobre o evento estará disponível no site do Festival de Xadrez da Maia 2023.