De 22 a 27 de março, o Fórum da Maia acolhe a o Maia ao Palco – de Amadores, integrada nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e homenageando Salgueiro Maia.
O Município da Maia organiza, de 22 a 27 de março, a mostra “Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores”, uma iniciativa que visa não apenas celebrar o Dia Mundial do Teatro, mas também homenagear a Revolução dos Cravos e um dos seus principais protagonistas, Salgueiro Maia. O evento terá lugar no Fórum da Maia.
A mostra arranca no dia 22 de março, com a peça “Uma cantora no convento” pela TEA’MARE – AMARE – Associação de Música e Artes do Espectáculo, inspirada na história do filme “Do Cabaré ao Convento”. Nos dias seguintes, o público poderá assistir a uma série de espetáculos e atividades que exploram temáticas variadas, desde histórias inspiradas na liberdade até reflexões sobre a escola e a sociedade antes e após o 25 de Abril.
Destaca-se a participação do Teatro Art´Imagem e da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho com a “Hora do Conto”, que narra “O Tesouro” de Manuel António Pina, uma história que lembra a importância da liberdade. Ainda, o ICM – Instituto Cultural da Maia apresentará “A Promessa”, uma peça carregada de simbolismo.
O evento culmina no Dia Mundial do Teatro, 27 de março, com “Abril em Nós” pela Pé no Charco, um espetáculo baseado na trilogia de José Leitão que reflete sobre a revolução e a transformação de Portugal. A noite fecha com a leitura da mensagem do Dia Mundial do Teatro pela Oficina de Teatro da Maia/Teatro Art´Imagem.
Além das peças teatrais, o festival engloba exposições como “Cartazes de todas as edições da Primavera do Teatro/Maia ao Palco” e “Identificação de Um (o meu) País!”, que destacam a jornada teatral da Maia e a luta pela liberdade, respectivamente.
O Maia ao Palco oferece entrada gratuita em todas as atividades.