Deu-se um passo significativo para a melhoria das infraestruturas de segurança da Maia, com a assinatura do contrato de cooperação interadministrativo que viabiliza o lançamento do concurso e início da construção da nova esquadra de Divisão Policial da PSP.
Esta quarta-feira, dia 6 de dezembro, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, marcou presença nos Paços do Concelho da Maia, onde, juntamente com o secretário de Estado e com o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, procedeu à formalização do contrato de cooperação interadministrativo para a nova esquadra de Divisão Policial da PSP.
A infraestrutura, a ser implantada num terreno com uma área total de 3.180 metros quadrados, irá centralizar diversas esquadras – Territorial, Trânsito, Intervenção e Fiscalização e Investigação Criminal –, além de incluir áreas administrativas, atendimento ao público e uma área de detenção.
De acordo com a informação avançada por António Silva Tiago, ainda em 2019, a Câmara cede o terreno ao Ministério da Administração Interna (MAI) por um prazo de 50 anos e o Ministério elabora o projeto. Posteriormente a autarquia lança o concurso público. A obra será conduzida pelo município, com o MAI a ser responsável pelos custos.
A localização da futura esquadra, na rua Central do Sobreiro, deve-se ao facto de a Câmara ter “este terreno disponível no local” estando alinhada com o “planeamento cuidado em termos urbanísticos”, recordou então o autarca, assinalando ainda as boas acessibilidades da área.
Este projeto enquadra-se na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos para as Forças de Segurança e conta com um orçamento máximo de cerca de 5 milhões de euros.