O Município da Maia vai assinalar a Semana Municipal para a Igualdade, a realizar-se entre os dias 24 e 30 de outubro, com uma série de atividades.
A iniciativa, inserida no âmbito do “Maia Equal+” – Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação pretende reforçar a importância da Igualdade de oportunidades entre Homens e Mulheres como um pilar estruturante de todas as sociedades, assim como marcar uma posição de Não Discriminação.
Para a próxima segunda-feira, 24 de outubro, Dia Municipal para a Igualdade, pelas 16h00, na Casa do Alto, em Pedrouços, vai decorrer a tertúlia “(Des)igualdades”. A iniciativa vai contar com a presença de duas oradoras especialistas nesta área, Sofia Neves e Cláudia Múrias.
No mesmo dia, vai ser inaugurada a exposição fotográfica “Degraus para a Igualdade”, no átrio do Centro Comercial MaiaShopping, na freguesia de Águas Santas, um trabalho resultante de uma cooperação com o Projeto Bué D´Escolhas E8G, em que os jovens são os autores das imagens. A exposição permanecerá até ao dia 30 de outubro.
Segundo a autarquia, “a exposição visa apelar à promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação, sensibilizando a sociedade para a importância da igualdade no acesso à cultura, educação, ao lazer, à saúde, numa mensagem apelativa e positiva de combate à discriminação em função da idade, do género, da etnia, aspeto físico, entre muitas outras formas de discriminação”.
No dia 25 de outubro, pelas 10h00, a Maia recebe o rapper Jimmy P, que vem atuar no grande auditório do Fórum da Maia e vai apresentar o projeto pedagógico “Amar-te e Respeitar-te”, direcionado aos jovens do 3º ciclo e ensino secundário da Maia. Esta iniciativa visa “capacitar e dotar os/as jovens com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares”, terminou a autarquia.