O Plano de Emergência e Proteção Civil Municipal da Maia entra em vigor às 00:00 horas desta terça-feira.
Este plano regula a forma com é assegurada a coordenação institucional e a articulação e intervenção das organizações envolvidas no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro e de outras entidades publicas ou privadas a envolver nas operações.
Em comunicado, a Câmara Municipal da Maia informou que “decidiu ativar o Plano de Emergência e Proteção Civil Municipal que se constitui como uma plataforma que se encontra preparada para responder, organizadamente, a situações de acidente grave ou catástrofe, definindo as estruturas de Direção, Coordenação, Comando e Controlo”.
A exemplo da declaração do Estado de Emergência Nacional, a ativação do Plano de Emergência e Proteção Civil Municipal da Maia permitirá “dotar o município do instrumento legal para tomar as decisões que venham a ser necessárias para combater a pandemia, bem como a reforçar a articulação entre todas as entidades de socorro e segurança do concelho”.
O despacho de ativação do Plano de Emergência e Proteção Civil da Maia foi assinado hoje pelo presidente da Câmara Municipal e pelo vereador com o pelouro da Proteção Civil, sob proposta da Comissão Municipal de Proteção Civil e tem como base “a pandemia que assola o território nacional”.
Esta decisão não terá nenhuma implicação na vida dos maiatos. Trata-se de uma forma de prevenir e articular uma resposta mais eficaz por parte do município.