O Maia Basket recebeu no sábado, dia 18 de março, o Ginásio Olhanense, em jogo a contar para 5ª Jornada da Fase de Manutenção da Proliga.
A formação da casa, empurrada pelo público presente, conseguiu uma vantagem confortável no primeiro período (26-16), mas os visitantes, ao vencerem o segundo tempo por 14-17, conseguiram reduzir a desvantagem ao intervalo para apenas um dígito (40-33).
A entrada na segunda parte foi fulminante para o desenrolar da partida. Os comandados de Rui Gomes entraram com vontade de resolver o jogo logo no terceiro período, vencendo por 28-18, elevando a vantagem para o derradeiro quarto para 17 pontos à maior. Contudo, a formação de Olhão não atirou a toalha ao chão e ainda conseguiu assustar a equipa maiata no último período (20-32), mas não chegou para levar de vencida a equipa maiata, que venceu por 88-83. Evan Milligan foi o MVP da partida com 25 pts, 9 ressaltos, 1 bloco e 1 roubo de bola (31,5 pts de valorização).
Seniores Femininas do Maia Basket vencem de forma expressiva na Madeira.
A equipa feminina do Maia Basket deslocou-se à Madeira para defrontar no domingo, dia 19 de março, o CS Marítimo. Os fatores determinantes da partida foram: Defender bem, e atacar melhor.
O primeiro parcial deixou logo clara a mensagem da equipa maiata na viagem à Ilha, vencendo por 13-29. O segundo quarto ainda foi melhor, em que a equipa maiata reduziu a equipa da casa a apenas 6 pontos, conseguindo marcar 17. Nos segundos 20 minutos, 11-17 foi o resultado em ambos os parciais, que permitiu fechar o jogo em 41-80. Francisca Meinêdo liderou a equipa maiata com 10 pts, 3 ressaltos, 3 assistências e 4 roubos de bola (19 pts de valorização).
Juvemaia perde na deslocação à Sanjoanense para a I Divisão Masculina.
Um jogo de loucos foi o que assistiu no Pavilhão Municipal Paulo Pinto, em São João da Madeira, distrito de Aveiro, no sábado, dia 18 de março, entre a Sanjoanense e o Juvemaia.
Mais equilíbrio não podia ter havido durante grande parte do encontro. O primeiro parcial terminou empatado a 20 pontos, e o segundo, também ele extremamente “taco a taco”, terminou novamente igualado, desta vez a 23 pontos.
Os primeiros 10 minutos do segundo tempo trouxeram o momento mais desnivelado, em que a equipa da casa ganhou ascendente, vencendo o único parcial da partida, por 24-19. Apesar de novo empate no último e derradeiro quarto (15-15), a equipa da Sanjoanense conquistou os dois pontos vencendo por 82-77. Na formação maiata, Miguel Macedo com 18 pts, 4 ressaltos e 3 roubos de bola (25 pts de valorização) foi jogador mais valioso.