A fase inicial da Proliga chegou ao fim no último domingo, dia 4 de fevereiro, destacando-se o Maia Basket Clube e o Queluz CONSILCAR pela liderança nas Zonas Norte e Sul, respectivamente. As equipas avançam agora para a segunda fase da competição, que decidirá as lutas pela subida de divisão e pela permanência.
O encerramento da primeira fase da Proliga, principal competição de basquetebol após a Liga Portuguesa, viu o Maia Basket Clube e o Queluz CONSILCAR assegurarem a liderança das suas zonas. Este resultado configura o cenário para a segunda fase, onde as equipas serão divididas em dois grupos: o Grupo de Promoção e o Grupo da Manutenção, de acordo com o seu desempenho até agora.
No Grupo de Promoção, destacam-se, além do Maia Basket e do Queluz, equipas como o Illiabum Clube Margrés, Galitos BARREIRO, Sporting Clube de Braga, BSA – PSA Sines, Sangalhos Desporto Clube e CAB Madeira. Estas equipas competirão entre si pela oportunidade de ascender na hierarquia do basquetebol português.
Por outro lado, o Grupo da Manutenção será composto pelo Sampaense Basket, FC Barreirense BELA ROSA, Clube dos Galitos, SL Benfica Sub23, SC Vasco da Gama, Imortal Sub23 AOC, Académic EFAPEL e Ginásio C.O., lutando pela permanência na Proliga.