O Maia Basket venceu o Sampaense na 9ª jornada da Proliga. Ricardo Dias e o novo reforço Christopher Parker foram os grandes destaques.
O Pavilhão Municipal da Nortecoope recebeu o último jogo de 2022 por parte da formação sénior masculina do Maia Basket, e a equipa ofereceu-lhes uma vitória como recompensa.
Depois de três derrotas consecutivas, era urgente voltar a vencer, e assim foi. Apesar de uma entrada algo desconcentrada no início da partida (13-19 no final do primeiro período), a formação da casa assumiu o controlo do jogo e, empurrada pelo público presente, conseguiu reduzir a desvantagem até ao intervalo, perdendo apenas por dois pontos. O terceiro período foi a viragem na partida, com a equipa maiata a consumar um parcial de 17-8, que permitiu chegar ao derradeiro e último período a vencer por 7 pontos. Apesar da constante luta por parte do Sampaense, a formação maiata venceu por 74-69, com Christopher Parker, o novo reforço do Maia Basket, a anotar 28 pontos. Ricardo Dias foi o MVP da partida com 11 pontos e 10 ressaltos (23pts de valorização).
Maia Basket e Juvemaia perdem na I Divisão Feminina.
A formação sénior feminina do Maia Basket deslocou-se ao CLIP, equipa que lidera a competição, na procura de fechar o ano da melhor forma. A entrada algo apática na partida (18-6) permitiu à formação da casa criar uma vantagem confortável, que se prolongou durante a restante partida. Apesar do equilíbrio presente nos quartos seguintes (20-23/12-15/16-13), a vantagem que o CLIP trazia do primeiro período ditou praticamente o resultado final. A MVP da partida foi Maria Varanda, com 18 pontos e 14 ressaltos (29 pts de valorização).
A Juvemaia, equipa que ocupa o penúltimo lugar da tabela classificativa (com menos um jogo do que o Guifões SC), recebeu a Sanjoanense, da Associação de Aveiro. A formação de São João da Madeira, que ocupa o 4º lugar (também com menos um jogo), veio à Maia para impor o seu jogo. Ao vencer os quatro períodos (16-20/21-29/14-18/11-14), a formação maiata não conseguiu disputar da melhor forma a partida e perdeu 62-81. Na formação maiata, o destaque foi Jahleah Ellis, com 18 pontos e 11 ressaltos (31 pts de valorização).
Juvemaia perde com Barcelos na I Divisão Masculina.
O Juvemaia recebeu o segundo classificado Barcelos, numa partida que colocou extremos opostos na tabela. Vice-líder contra penúltimo, previa-se algum desnível, mas a partida, bem animada, terminou 76-84 para a equipa visitante. A primeira parte, muito bem disputada, terminou com um ligeiro ascendente da equipa de Barcelos, que saiu por cima por 2 pontos, fruto de um parcial de 17-19 no segundo período (primeiro tempo terminou 21-21). Nos segundos 20 minutos, nada fazia prever que a equipa maiata ia entrar meio adormecida, permitindo ao conjunto forasteiro afastar-se no marcador, entrando no último período com duas dezenas de pontos à maior (11-31 no terceiro período). Apesar de um maior acerto nos lançamentos, e de um domínio total no último período (27-13), a formação maiata perdeu 76-84, e permanece no penúltimo lugar, com 10 pontos. Na partida, o destaque maior do Juvemaia foi Tristan Stephens, com 32 pontos e 8 ressaltos (28pts de valorização).