Na última jornada do Maia Chess Open, realizada no Tecmaia, em Maia, a emoção concentrou-se nos primeiros tabuleiros. Com cinco líderes empatados, o grande mestre israelita Victor Mikhalevski surpreendeu ao derrotar o norte-americano Awonder Liang e conquistar o título.
Numa tarde repleta de surpresas e emoção, a última jornada do Maia Chess Open não desiludiu. O primeiro jogo a terminar foi entre o grande mestre grego Stelios Halkias e o lituano Titas Stremavicius, resultando num empate. Especialmente desfavorável para o lituano, que liderava o torneio até à última ronda e acabou por ficar no grupo dos segundos classificados.
À medida que este jogo concluía, as atenções viraram-se para a mesa 1, onde Victor Mikhalevski, grande mestre israelita, levava a melhor sobre o norte-americano Awonder Liang, até então apontado como favorito. Mikhalevski seguiu com uma torre de vantagem, apontando para uma vitória que acabou por se concretizar.
Ainda assim, tudo poderia ter mudado dependendo do resultado do jogo entre o grande mestre norte-americano Praveen Balakrishnan e o espanhol Manuel Perez Candelario. Candelario, vencedor do torneio de abertura no Douro Blitz Cruise, necessitava de uma vitória para entrar nos critérios de desempate. Contudo, não conseguiu segurar nem o empate, perdendo o seu jogo.
Assim, o novo campeão do Maia Chess Open foi coroado: Victor Mikhalevski terminou com 7,5 pontos e o lugar de topo do pódio.
Quanto aos jogadores portugueses em destaque, apenas André Sousa, mestre internacional e campeão nacional, saiu vencedor na ronda final. No entanto, o resultado serviu apenas de consolação, já que falhou por meio ponto a obtenção da segunda norma para o título de grande mestre.
Outros portugueses em cena, como Paulo Monteiro e o mestre FIDE Miguel Sismeiro, não conseguiram manter os bons resultados, terminando a jornada com 5,5 pontos cada um.
Esta edição do Maia Chess Open ficará certamente para a história, não só pela alta qualidade dos jogadores envolvidos mas também pelas surpresas e reviravoltas que prenderam a atenção até ao último lance.