A nova Assembleia da República tomou posse esta terça-feira, dia 29 de março de 2022. Foi eleito um novo Presidente e estão representados oito partidos por 230 deputados. Destes, há dois da Maia: Paulo Ramalho e Márcia Passos.
Está composta a nova Assembleia da República, resultante das últimas eleições legislativas. Os portugueses deram uma maioria absoluta ao Partido Socialista (PS) e elegeram menos dois partidos (CDS-PP e o PEV). O destaque vai ainda para a eleição de Augusto Santos Silva como presidente da Assembleia da República, votado favoravelmente por 156 deputados, com registo de 63 votos em branco e 11 nulos.
A Maia elegeu, pela primeira vez, três deputados. Mesmo com a vitória do PS, foi o PSD que mais maiatos elegeu, com Márcia Passos a repetir a eleição e com o estreante Paulo Ramalho, respetivamente sétimo e oitavo na lista do círculo eleitoral do Porto.
Paulo Ramalho, vereador na Câmara Municipal da Maia, deverá acumular o cargo de deputado, mas em regime de não permanência e sem remuneração.
Já o PS voltou a eleger João Torres, que será o novo secretário-geral adjunto do partido, mas que não tomou posse como deputado, porque vai assumir funções no novo governo.
Leia também: