A Câmara Municipal da Maia deu início às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com um programa cultural, tendo como foco a comunidade educativa. Esta celebração arranca na sexta-feira, 3 de novembro, no Grande Auditório do Fórum da Maia, onde será feita a apresentação da programação e a primeira conferência intitulada “Prisões políticas no tempo da ditadura”, a cargo de Domingos Abrantes Ferreira.
Antes da conferência, o público terá a oportunidade de assistir à performance “O Grito da Revolta”, protagonizada por Pedro Graça.
Com o propósito de acentuar a relevância histórica do 25 de Abril, do ponto de vista político, social e económico, a iniciativa tem por objetivo integrar a comunidade educativa maiata no cerne das celebrações. Durante o período de 3 de novembro de 2023 a 30 de novembro de 2024, estão agendadas mais de 40 atividades para envolver a comunidade nestas comemorações.
Destinado em especial às novas gerações, o programa está, no entanto, aberto a todos os interessados, permitindo uma ampla participação cívica.