O Município da Maia é agora 23º no ranking nacional dos melhores para Viver, Visitar e Negócios depois de ter descido duas posições, segundo a consultora Bloom Consulting.
Num ranking que englobou as dimensões “viver”, “visitar” (turismo) e “negócios” (atração de investimento), a lista é liderada pela capital, Lisboa, seguida do Porto, Cascais, Braga e Coimbra, fechando assim o “top 5” nacional.
O Município da Maia, que ocupa a 23º num âmbito geral, é o 21º melhor município para viver e 34º para visitar. No setor dos negócios, a Maia ocupa o 17º posto. Na Região Norte, a Maia está no 7º lugar, atrás do Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Guimarães e Viana do Castelo.
O “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking”, relativo ao ano de 2021, realiza uma avaliação do desempenho socioeconómico dos 308 municípios quanto à capacidade de captar novos investidores, turistas e residentes, mediante dados estatísticos obtidos oficialmente, ou ainda através de procuras e pesquisas online pelos concelhos e o desempenho destes nas respetivas plataformas digitais.
A Bloom Consulting procedeu ainda à distinção da “Marca Estrela”, entregue a municípios que conseguiram resultados de destaque, atingindo posições importantes nas suas regiões ou nas dimensões do ranking. Este distintivo foi atribuído a Setúbal (dimensão Nacional), Braga (Negócios), Vila Nova de Gaia (Viver) e Albufeira (Visitar).