Os autarcas de Famalicão, Maia e Trofa expressaram satisfação pela abertura do concurso público para a quarta fase da empreitada da variante à EN14, que contempla a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave. A medida, há muito ansiada pelas populações e pelo tecido empresarial dos três concelhos, promete minimizar as restrições de tráfego que têm prejudicado o desenvolvimento económico local.
Em nota conjunta divulgada, Mário Passos, António Silva Tiago e Sérgio Humberto realçam a necessidade desta obra, devido aos constrangimentos de tráfego na EN14, que vêm afetando significativamente as empresas sediadas na região. Referem-se à situação como um “problema de décadas” que tem limitado o crescimento empresarial e causado desconforto à população local.
O concurso, promovido pela Infraestruturas de Portugal (IP), foi publicado em Diário da República no dia 5 de maio, com um prazo para apresentação de propostas até dia 20 de junho. A empreitada, com um valor base de 17 milhões de euros, tem um prazo de execução de 600 dias.
A notícia do progresso na última fase da obra foi recebida com entusiasmo pelos três autarcas, que se reuniram na segunda-feira para avaliar a evolução dos trabalhos em curso no concelho da Trofa. A intervenção, salienta o comunicado, “irá melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa área densamente povoada e com grande atividade empresarial, atualmente prejudicada pelo congestionamento e pressão marginal característicos da EN14 atual”.