Em seis meses, a Câmara Municipal da Maia gastou cerca de 167 327 euros nas medidas excecionais no âmbito da prevenção e combate à Covid-19.
Segundo publicação no Diário de Notícias, as câmaras municipais gastaram pelo menos 31 milhões de euros na prevenção e combate à Covid-19. O resultado é da análise de 358 contratos públicos com a designação Covid-19.
Ainda segundo a publicação do DN, as câmaras municipais de Cascais, Oeiras, Lisboa, Vila Nova de Gaia e do Porto foram as que mais dinheiro investiram na resposta à pandemia durante estes seis meses.
Máscaras, serviços de limpeza e desinfeção, hospitais de campanha, testes de rastreio ou de imunidade, ajuda social, computadores ou publicidade às medidas de prevenção do novo coronavírus foram as principais medidas que justificam estes valores.
No caso da Maia, o município despendeu cerca de 167 mil euros na aquisição de máscaras, tablets com wi-fi, licenças corporativas licenças ao nível informático e também alguns serviços de vigilância.
Recorde-se que a Câmara Municipal da Maia adquiriu recentemente 25 licenças corporativas da plataforma de videochamada Zoom, com webinar, no âmbito das medidas excecionais e temporárias, implementadas devido à situação epidemiológica despoletada pela Covid-19.