Em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, um em cada dez bebés que nascem são prematuros. A 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade, que tem como principal propósito alertar a comunidade para este problema que, também em Portugal, se regista em 8% dos nascimentos.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, em Portugal, a prematuridade é de cerca de 8% e a prevalência de prematuros abaixo das 32 semanas de 1,2%.
Um bebé prematuro pode ter uma de três classificações, de acordo com a sua idade gestacional:
- Pré-Termo Limiar: que nasce entre as 33 e as 36 semanas de idade gestacional e/ou tem um peso à nascença entre 1500g e 2500g.
- Prematuro Moderado: que nasce entre as 28 e as 32 semanas de idade gestacional e/ou tem um peso à nascença entre 1000g e 2500g.
- Prematuro Extremo: Aquele que nasce antes de ter completado as 28 semanas de idade gestacional e/ou pesa menos de 1000g. Como consequência desta maior imaturidade, é classificado como grande prematuro e apresenta problemas mais frequentes e mais graves.
Ainda segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, os avanços tecnológicos aliados ao conhecimento científico têm permitido a sobrevivência de recém-nascidos de idades gestacionais cada vez mais baixas. A taxa de mortalidade neonatal é de 1,8/1000 nados vivos o que coloca Portugal no 9º lugar entre 162 países, sendo o nosso país considerado um bom local para nascer e crescer.
A idade materna, tabagismo, abuso de drogas, restrição de crescimento fetal são fatores de risco para parto prematuro.
Respondendo ao repto lançado pelo Centro Hospitalar Universitário de São João, a Câmara Municipal da Maia associa-se à evocação do Dia Mundial da Prematuridade. Na noite de 17 de novembro, a fonte luminosa do Estádio Municipal Prof. José Vieira de Carvalho e o Monumento às Comunidades Maiatas, vulgo “Pirâmides”, vão iluminar-se de roxo para que desse modo o Município da Maia esteja alinhado com todos os municípios da área Metropolitana do Porto, assinalando o Dia Mundial da Prematuridade.