A Surgyline – Dispositivos Médicos Cirúrgicos, inaugurou, no passado sábado, dia 21 de janeiro, o 1.º Centro de Simulação de Cirurgia Endoscópica de coluna, na Maia.
Esta nova tecnologia, que já está presente na maioria dos grupos privados de saúde e nos grandes hospitais públicos, é a mais segura, precisa e menos invasiva das técnicas disponíveis, efetuada por um pequeno acesso de cerca de 1 cm.
Depois de feita a cirurgia, os doentes terão menos dor pós operatória, uma reabilitação mais rápida, menos cicatrizes e uma menor taxa de infeção.
Para esta nova técnica estão destinados os tratamentos às hérnias discais lombares, cervicais e torácicas, estenose lombar e cervical e dor facetaria e sacroilíaca.
Emília Santos, vereadora com o pelouro da saúde, mostrou-se muito orgulhosa, “não apenas como responsável política pela pasta da saúde neste Concelho, mas também como munícipe porque a aposta na ciência e inovação nos domínios da saúde representam, sempre, confiança e esperança num futuro de qualidade”.
Os resultados desta nova abordagem têm levado a um crescente interesse por parte dos cirurgiões e dos doentes, sendo essa uma das razões que justificou o investimento da Surgyline neste Centro de Simulação de Cirurgia Endoscópica de coluna, visando melhorar a competência dos cirurgiões, identificando dificuldades e corrigindo erros conceituais ou técnicos para cada procedimento.
Apesar de implementar a simulação no processo educacional possa requerer tempo e ser preciso fazer um grande investimento, a Surgyline defende que “se um único paciente puder ser beneficiado com esta forma auxiliar de treino, isto por si só já apresenta um inegável valor”.