Câmara Municipal vai auxiliar os Centros de Saúde no atendimento dos utentes porque “não é adequado alguém ligar e ninguém atender”.
Para facilitar a comunicação do utente com o seu Centro de Saúde, e em particular com o seu médico de família, o executivo municipal, por iniciativa do PSD/CDS, aprovou nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, a instalação de uma central de atendimento gratuita em todas as Unidades de Saúde Familiar da Maia (USF).
Os constrangimentos atuais de atendimento presencial nas USF, devido à pandemia da Covid-19, têm diminuído o acesso dos utentes aos cuidados primários de saúde. O número de consultas presenciais diminuiu drasticamente e o atendimento telefónico não consegue dar resposta ao volume de chamadas.
Foi considerando esta atual situação que autarquia da Maia decidiu avançar com uma solução que pretende “abrir portas” aos cuidados de saúde primários, porque “não é adequado alguém ligar e ninguém atender”.
Segundo a Emília Santos, Vereadora da Saúde, “esta central de atendimento oferece as funcionalidades de fila de espera e de retorno de chamadas. Se a fila de espera estiver lotada, o sistema oferece o retorno automático de chamadas, assegurando que a USF não perde nenhuma chamada de entrada e que o utente terá sempre uma resposta”.
Assim, “os utentes serão sempre atendidos e decidem se querem aguardar em fila de espera ou ser chamados. Recebem também informações contínuas sobre quando as suas chamadas serão atendidas”.
Recorde-se que foi aprovado, na Maia, um plano de combate à Covid-19 no valor de 640 mil euros.