A cidade portuguesa da Maia e as deputações espanholas de Lugo e Corunha vão integrar o Eixo Atlântico, organização transfronteiriça que liga o Norte de Portugal à Galiza, anunciou hoje o vice-presidente da comissão executiva, Ricardo Rio.
“A integração de três novos membros no Eixo Atlântico é muito importante e demonstra o seu dinamismo e ambição futura”, disse hoje o autarca, após uma reunião da comissão executiva do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, em Matosinhos.
O também presidente da Câmara de Braga explicou que a admissão dos novos membros foi aprovada pela comissão executiva do Eixo Atlântico tendo, agora, de ser validada pela assembleia-geral.
A Associação “Eixo Atlântico” foi oficializada em 1992, sendo composta pelas cidades do Norte de Portuga – Braga, Bragança. Chaves, Guimarães, Peso da Régua, Vila Real, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia e das espanholas Galiza, Corunha, Ferro, Lugo, Monforete de Lemos, Ourense, Pontevedra, Santiago de Compostela, Vilagarcia de Arosa e Vigo
O objectivo desta associação é promover o crescimento científico, tecnológico, económico, cultural e social destas regiões, através do desenvolvimento de projectos em diversas áreas, como o turismo e a protecção do meio ambiente, entre outros, chamando a atenção da União Europeia para que sejam providenciados apoios.