A comissão executiva do Eixo Atlântico aceitou hoje a integração dos municípios portugueses da Maia e de Santa Maria da Feira e das `diputaciones` galegas de Lugo e da Corunha, passando a congregar as 38 maiores cidades daquela eurorregião.
Com estas entradas, o Eixo Atlântico converte-se, não só numa das maiores entidades transfronteiriças da Europa, tendo em conta o número de associados, mas também no sistema urbano transfronteiriço organizado mais dinâmico da Europa”, lê-se na nota enviada à imprensa pela associação transfronteiriça.
A associação Eixo Atlântico foi criada em 1992, em Viana do Castelo, por 18 cidades, nove de cada lado da fronteira.
O Eixo Atlântico tem uma presidência rotativa que é assumida alternadamente por municípios da Galiza e do Norte de Portugal, sendo presentemente Carlos Negreira, `alcaide` de A Corunha, o presidente desta associação.
Com a integração dos novos municípios, processo que durou um ano, “a população de referência entre as cidades membros e suas áreas de influência ronda os sete milhões de habitantes, o que converte o Eixo Atlântico na terceira área urbana da Península Ibérica, atrás de Madrid e Barcelona e à frente de Lisboa, e numa das dez principais áreas urbanas da Europa”.
Fonte: rtp.pt