No coração da cidade da Maia, o Bairro do Sobreiro está prestes a ganhar vida nova com a construção de um inovador centro comunitário. Com um investimento de 7 milhões de euros, o projeto, inspirado no modelo espanhol Civibox, pretende revitalizar a área.
Os Jardins do Sobreiro, antigo Bairro do Sobreiro, na cidade da Maia, continua a ser beneficiado por uma grande transformação, segundo a Câmara Municipal. No centro da mudança está a construção de um novo centro comunitário, orçado em 7 milhões de euros. Este projeto faz parte de um plano de requalificação mais amplo, com um custo total de 21,3 milhões de euros, que inclui a reabilitação de 36 prédios ainda não reformados, a criação de um novo edifício de habitação social e a melhoria de espaços públicos.
O futuro centro comunitário, que receberá o nome de Civibox, será construído na Rua Eng.º Duarte Pacheco, onde antes existiam dois blocos residenciais agora demolidos. O projeto é uma réplica do modelo de centros sociais existente em Espanha, conhecido pela sua eficiência. “Será um centro onde, desde os bebés aos mais velhos, todos vão poder frequentar e usufruir de tudo aquilo que estiver ao serviço da população”, disse António Silva Tiago, o Presidente da Câmara da Maia.
O CiviBox é parte de um esforço mais amplo para revitalizar e regenerar o Bairro do Sobreiro, uma área que tem sido uma grande motivação para a Câmara Municipal da Maia. Com o Programa 1.º Direito, e no quadro da nova ARU Expansão da Cidade, a expectativa é que sejam criadas novas oportunidades para os residentes e para a própria cidade.
Além do centro comunitário, o plano de requalificação inclui a construção do Bloco 58, um novo edifício de habitações de tipologia 1, com um custo de mais de 8,5 milhões de euros. A localização do atual centro comunitário será transformada em áreas verdes, contribuindo para uma maior qualidade de vida para os habitantes do bairro.
Os recursos para este projeto são provenientes de fundos comunitários, através do programa Portugal 2020.
Câmara vai lançar concurso para intervenção nos Jardins do Sobreiro