O Open House Porto reúne Porto, Gaia, Matosinhos e Maia em dois dias onde as cidades vão abrir, gratuitamente, as portas de 75 espaços para mostrar o seu património arquitetónico.
A 6ª edição do Open House Porto ocorre entre 4 e 5 de julho e, pela primeira, conta com a Maia para mostrar “a excelência do património arquitetónico“. São dois dias onde Porto, Gaia, Matosinhos e Maia vão abrir as portas de 75 espaços ao público, gratuitamente.
O evento é organizado pela Casa da Arquitetura e, só no ano passado, registou mais de 37 mil visitas naquela que foi a edição mais visitada de sempre. Neste ano de 2020, o Open House Porto “pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano”. E, pela primeira vez, a Maia junta-se ao conjunto de cidades escolhidas para abraçar este conceito de “casa aberta”.
António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, explica que junção da Maia ao evento foi um “interesse mútuo” e que surgiu da “conjugação de vontades” entre a Casa da Arquitetura e o município.
“Agora fica a curiosidade de saber quais os edifícios que serão escolhidos pelos curadores, na certeza de que um território tão eclético como a Maia, em que os solares convivem com as mais modernas empresas, trará valor ao Open House Porto”, conclui o autarca maiato.