O INEDIT.MAIA pretende ser um programa “bandeira para este mandato autárquico” e tem como objetivos reduzir a taxa de alunos com níveis negativos em 10% e a redução, em 25%, da taxa de retenção e desistência dos estudantes abrangidos.
O Município da Maia divulgou hoje que a “vontade de fazer cada vez mais e melhor pela Educação das crianças e jovens do concelho da Maia recebeu, recentemente, um novo impulso”, tendo sido aprovado, pela CCDR-N, o projeto INEDIT. MAIA – Inclusão pela Educação – Investimos em Ti, no âmbito do programa Operacional Regional do Norte “Norte 2020”.
O INEDIT.MAIA estende-se por 36 meses e abrange os alunos da educação pré-escolar, do 1º e do 2º ciclo, dos sete agrupamentos escolares do concelho. Nos próximos meses serão desenvolvidas medidas educativas pedagogicamente adaptadas à nossa realidade e à nossa população escolar, assentes em metodologias de caráter inovador.
O Município pretende que este programa, INEDIT.MAIA, se torne “na grande bandeira para este mandato autárquico” e destaca como grandes objetivos macro, a “redução da taxa de alunos com níveis negativos (em 10%) e na redução (em 25%) da taxa de retenção e desistência dos alunos abrangidos”.
“Uma boa parte da exclusão começa na escola, devido a dificuldades de aprendizagem, falta de integração e desinteresse. Vamos aplicar metodologias inovadoras para promover a integração”, explica o Presidente da Câmara, António Silva Tiago, em nota enviada à imprensa.
Descobrir +; Participa+; Compreender + e Comunicar + serão as quatro grandes áreas de atuação deste projeto, que segundo a autarquia, “permitirão operar mudanças ao nível da aprendizagem e do fortalecimento das relações escola-família e escola-comunidade”.
“Porque só da união de esforços se fazem grandes obras”, reforça Emília Santos, vereadora do pelouro da educação e ciência, os agrupamentos de escolas e as associações de pais e encarregados de educação foram vozes consideradas em todo o processo de criação e desenvolvimento da candidatura. “É com esta rede de parceiros que o Município da Maia pretende contribuir para uma melhor educação e integração das crianças e jovens maiatos”.