A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico foi inaugurada em Vila Nova de Famalicão, contando com a participação recorde de 2.400 inscritos que irão competir em Braga e Famalicão até ao dia 5 de julho.
Vila Nova de Famalicão acolheu no domingo, dia 30 de junho, a inauguração da XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico. O evento contou com a presença de 2.400 participantes, o maior número de sempre na história dos Jogos, representando 27 delegações. A Maia destaca-se como um dos municípios mais representativos, com uma comitiva de 121 pessoas provenientes do movimento associativo do concelho, que foram seleções municipais em diversas modalidades.
O desfile inaugural percorreu as ruas de Famalicão desde o Centro Cívico até à Praça D. Maria II, onde os participantes foram calorosamente recebidos. As modalidades em competição incluem andebol, voleibol, basquetebol, natação, natação adaptada, atletismo e atletismo adaptado. Este ano, a competição de Futebol 7 feminino foi introduzida como novidade.
Entre os presentes na cerimónia de abertura estavam o secretário de Estado do Desporto de Portugal, Pedro Dias, o presidente do Eixo Atlântico, Luís Nobre, o vice-presidente do Eixo Atlântico, Alfredo García, e os presidentes das câmaras de Vila Nova de Famalicão e Braga, Mário Passos e Ricardo Rio, respetivamente. Também marcaram presença o presidente do Grupo Temático de Desporto, José Guilherme Aguiar, e o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao.
Além da competição desportiva, os Jogos do Eixo Atlântico promovem o desporto adaptado, com quase 150 participantes. Este ano, a organização homenageou Luís Silva, medalha de ouro no Campeonato da Europa de Boccia em 2013 e medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, e Quino Quintas, reconhecido pelo seu envolvimento na organização dos Jogos.
A jornada inaugural foi ainda marcada pela inauguração da Rua Eixo Atlântico em Vila Nova de Famalicão, na zona da Ribeira, a sétima via pública com este nome, juntando-se a outras em Bragança, Matosinhos, Braga, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo, e à praça inaugurada recentemente em Lugo, na Galiza.
Os Jogos do Eixo Atlântico continuarão até 5 de julho, com as competições a decorrerem em Vila Nova de Famalicão e Braga, celebrando o desporto e a cooperação entre os municípios do Eixo Atlântico.