António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, recebeu no passado sábado, dia 7 de janeiro, a pasta da presidência da “Associação de Municípios do Corredor Verde do Rio Leça”.
O Centro Empresarial Lionesa, a sede da associação, acolheu a entrega do testemunho das mãos da anterior presidente, Luísa Salgueiro, da Câmara de Matosinhos. Os autarcas presentes foram surpreendidos por um apontamento musical interpretado pelas vozes dos Pequenos Cantores da Maia, com a “Música do Leça”.
Segundo o novo presidente da Associação, esta nova etapa do projeto será necessária uma grande consistência “para que as margens do rio Leça se voltem novamente para o leito que lhes dá vida e recupere a sua aptidão natural para dar e receber do rio os ingredientes fundamentais à sua fecundidade recíproca, recuperando a pouco e pouco, a biodiversidade que fará deste ecossistema, novamente, um alfobre de vida selvagem”.
“Os desafios são exigentes e vão requerer, da nossa parte, muita determinação, mas, também, capacidade de diálogo e de persuasão para fazer compreender aos proprietários das margens a importância crítica da sua adesão voluntária ao projeto de recuperação, regeneração e requalificação dos terrenos que confrontam com o rio Leça”, disse o autarca maiato.
Para Silva Tiago, o importante é “executar com eficiência e eficácia, nos prazos contratualizados, o projeto, cuja candidatura obteve a necessária aprovação e financiamento, com o qual se poderá concretizar a tão desejada revitalização do rio Leça”.
Recorde-se que a “Associação de Municípios do Corredor Verde do Rio Leça” é composta pela Maia, Matosinhos, Valongo e Santo Tirso.