A apenas 4 dias do lançamento da UNIR, a Maia ainda não conhece os novos horários.
A poucos dias do lançamento da nova rede de autocarros, denominada UNIR, a 1 de dezembro, são vários os municípios que ainda não conhecem os novos horários, mesmo após a promessa do presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, que na passada sexta-feira, dia 24 de novembro, garantiu que os horários seriam publicados nesse meemos dia, no site da nova rede de transportes. “Todos [os horários] que existiam mantêm-se e são acrescentados uns tantos, o que significa que não há nenhuma desregulação” na vida das pessoas, disse o responsável, aos jornalistas, no final da reunião do conselho metropolitano.
Este novo serviço abrange 17 municípios da região, com exceção do Porto, e substituirá as diversas empresas que até agora operavam as linhas de autocarros. A UNIR surge com o objetivo de renovar e melhorar o serviço de transporte público rodoviário, integrando o sistema de bilhética Andante.
Esta mudança representa a substituição de cerca de 30 operadores privados por novas empresas vencedoras de um concurso lançado em 2020 pela AMP. A nova rede, inspirada no modelo da Carris Metropolitana em Lisboa, visa modernizar e tornar mais eficientes os transportes na região.
Embora o início esteja marcado para 1 de dezembro, a AMP alerta para possíveis atrasos e pede compreensão durante esta fase de transição. O serviço incluirá 439 linhas, e os horários estarão disponíveis no site da UNIR. Estes horários vão manter a cobertura das operações realizadas anteriormente pelos operadores substituídos e serão acrescentados novos horários.
A rede UNIR caracteriza-se por uma imagem uniforme nos seus veículos, que serão maioritariamente azuis e brancos, e por incorporar o título Andante. A frota foi renovada com 200 novos autocarros, sendo que 80% destes cumprem as normas ambientais atuais.
O serviço da UNIR abrangerá cinco lotes de municípios, cada um operado por uma empresa ou consórcio diferente, com o Porto a manter a operação exclusiva da STCP.