Na EN14, o radar recentemente instalado registou um Land Rover Freelander com 23 anos a circular a 195 km/h, uma velocidade quase três vezes superior ao limite permitido naquela zona, que é de 70 km/h. Curiosamente, de acordo com as especificações fornecidas pelo fabricante deste veículo ligeiro, matriculado em 2000, a velocidade máxima do mesmo está limitada a 160 km/h.
A alegada infracção ocorreu às 07:16 do dia 8 de setembro. A condutora foi notificada da mesma esta quarta-feira, dia 27 de setembro. A imagem partilhada com o NOTÍCIAS MAIA pela própria mostra a presença de tráfego na via no momento da alegada infracção, no sentido Maia – Porto.
A coima aplicada é de 500€ e vem acompanhada de uma sanção que pode variar entre a proibição de conduzir durante 2 a 24 meses. Em declarações ao NOTÍCIAS MAIA, a condutora contestou a acusação, assegurando ao que nem circulava àquela velocidade nem o seu veículo antigo seria capaz de tal performance.
O registo do radar apontou uma velocidade de 195 km/h, mas após uma correção de 10 km/h devido ao erro máximo permitido, a velocidade considerada para efeito de multa foi de 185 km/h. No documento da infracção, além da velocidade, constam também os detalhes do equipamento radar, como marca, modelo e a última data de verificação periódica, que ocorreu a 23 de fevereiro de 2023.
A condutora referiu ainda que vai contestar a multa, caracterizando-a de “um absurdo”. Face à situação, tem agora um prazo de 15 dias para proceder ao pagamento voluntário da coima, ou apresentar reclamação.
Novos radares
A Estrada Nacional 14 na Maia foi um dos locais que recebeu um novo radar de controlo de velocidade instantânea, a partir da meia-noite do dia 1 de setembro. Este foi um dos 37 novos radares que entraram em funcionamento em Portugal na mesma data.
Do total de 37 radares, 12 são dispositivos que medem a velocidade média dos veículos, uma novidade em Portugal. Estes estão distribuídos por quatro autoestradas (A1, A25, A3 e A42) e outras estradas nacionais.
Os radares de velocidade média são identificados com um sinal de trânsito específico, que tem um fundo azul e a imagem de duas câmaras fotográficas a preto.
7 comentários
Impossível!!!
Claro que este carro não vinha a essa velocidade, tem um carro à frente e outro imediatamente atrás.
Está tudo bem com quem passa ou supervisiona este tipo de multas?
Fiquei com uma dúvida. O radar tira foto á parte de trás do carro ou a parte da frente?
LandRover ou a Van?
Pela suposta foto do radar estava na via contraria ,foto radar tirada de frente.
na via do radar, foto tirada de trás, esta só uma carrinha.
Eu passei num opel corsa de 78 a 210 e ninguém me disse nada
500 euros??? A sério? Pois, a culpa é dos legisladores que mantêm estes valores ridículos!!
E devia ir a travar!!! No outro dia a chegar ao Porto pela A1, vinha a 200…e não é que um land Rover passa por mim prai a 240…deve ser o mesmo(a)
Gostaria saber em que lugar está a camera, pois passei no dia 1/9 a 79km hora e também fui multado em 60€ 5km tolerancia e por 4km apanhei multa, só foi fotografado por traz.
Se alguém souber onde fica essa cámera agradecia a informação correta.
a tolerância é muito pequena 5km para quem vem a 79km e o sinal é de 70km hora.
Agradeço a vossa resposta.
Uma boa tática de apanhar dinheiro aos condutores, já pagamos poucos impostos???