A Estrada Nacional 14 na Maia é um dos locais que recebeu um novo radar de controlo de velocidade, a partir da meia-noite do dia 1 de setembro. Este é um dos 37 novos radares que entraram em funcionamento em Portugal na mesma data, de acordo com informações divulgadas pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e citadas pelo Jornal de Notícias.
Do total de 37 radares, 12 são dispositivos que medem a velocidade média dos veículos, uma novidade em Portugal. Estes estão distribuídos por quatro autoestradas (A1, A25, A3 e A42) e outras estradas nacionais. Os radares de velocidade média são identificados com um sinal de trânsito específico, que tem um fundo azul e a imagem de duas câmaras fotográficas a preto.
Esta iniciativa integra-se no Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) e tem como objetivo aumentar a segurança rodoviária, controlando a velocidade dos veículos e promovendo uma condução mais responsável. A ANSR anunciou ainda que haverá outros 25 pontos de controlo de velocidade a serem ativados em data ainda por definir, elevando o número total para 62 novos locais de controlo.
O distrito do Porto será o mais impactado por esta medida, contando com cinco novos radares de velocidade média.
Conforme estipulado pelo Decreto-Lei n.º 207 de 2005, o novo radar na EN14 da Maia está já devidamente sinalizado antes de entrar em funcionamento.