A partir do próximo dia 1 de setembro, a Estrada Nacional 14 (EN14) na Maia será um dos locais a contar com um novo radar de controlo de velocidade, juntando-se a outros 36 que entrarão em funcionamento nessa mesma data.
Os 37 novos radares incluem 12 que medirão a velocidade média pela primeira vez em Portugal. Estes dispositivos estarão instalados em quatro autoestradas (A1, A25, A3 e A42) e em outras estradas. A informação foi divulgada pelo Jornal de Notícias, citando a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Os novos radares de velocidade média serão identificados com um sinal de trânsito específico, tendo um fundo azul e a imagem de duas câmaras fotográficas a preto. Através de dois equipamentos, será calculada a velocidade média entre os pontos em que o veículo é registado.
Esta expansão é parte do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) e visa contribuir para uma maior segurança rodoviária, controlando a velocidade de circulação dos veículos e incentivando uma condução responsável.
A ANSR revelou ainda que existirão outros 25 pontos de controlo de velocidade que entrarão em funcionamento em “data a anunciar”, totalizando 62 novos locais de controlo, com 39 radares móveis. O distrito do Porto será o mais afetado por esta medida, com cinco radares de velocidade média.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 207 de 2005, Capítulo III, Artigo 16.º, ponto 1, “as estradas e outros locais onde estejam ou venham a ser instalados meios de vigilância eletrónica fixos por parte de forças de segurança são assinalados com a informação, apenas, da sua existência”. Assim, é importante referir que o radar na EN14: Maia deverá estar devidamente sinalizado antes de começar a funcionar.
1 comentário
devia ter mais, há ai muito acelera na Maia