São 500 passes de InterRail para 500 jovens que tenham completado 18 anos no ano de 2019. A iniciativa é da Câmara Municipal da Maia e está integrada nas comemorações dos 500 anos do Foral.
“Maia dá Mundo aos Jovens” é a iniciativa que vai levar 500 jovens, que tenham completado 18 anos em 2019, a conhecer a europa de comboio. Esta experiência faz parte das comemorações dos 500 anos do Foral da Maia, outorgado em 15 de Dezembro de 1519, e custará, em princípio, 150 mil euros à Câmara Municipal da Maia.
Além do comprovativo de que completaram os 18 anos em 2019, os jovens maiatos terão que obedecer a outros critérios. Fonte da Câmara Municipal da Maia explicou ao Notícias Maia que os critérios de seleção vão passar pela ordem de inscrição mas também pela prestação na elaboração de uma pequena composição sobre as razões que levam os jovens a querer partir nesta aventura. O regulamento ainda não está concluído não havendo uma data prevista para a abertura das inscrições. A viagem de InterRail será, no entanto, para usufruir em 2020.
Para António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, esta será uma experiência “vai permitir aos jovens tirar partido das vantagens de integrarmos a União Europeia” assim como vai “possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre o património histórico e cultural do continente”. Para o autarca, também o “desenvolvimento de competências essenciais para o futuro como a independência, a confiança e a abertura a outras culturas” será um ponto positivo que esta viagem irá proporcionar.
Em comunicado enviado à Agência Lusa, António Silva Tiago avançou ainda que, “dependendo da adesão e do sucesso desta iniciativa”, pondera “prever no orçamento do próximo ano verba suscetível de abranger todos os jovens maiatos que completem a maioridade”.