O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e a Vice-Presidente com o pelouro da Saúde, Emília Santos entregaram os protocolos a todos os envolvidos. Neste projeto, estão inseridos os sete agrupamentos escolares, instituições particulares de solidariedade social, instituições de ensino superior, padrinhos, madrinhas e embaixador.
António Silva Tiago recordou o início do projeto com “uns parcos 158 alunos” para demonstrar a enorme evolução que este programa tem tido, tendo em conta que este ano farão parte do programa cerca de 3694 crianças, “em todos os graus do ensino, do pré-escolar ao secundário, proporcionando-lhes cuidados de saúde, baseados numa abordagem holística, assente na prevenção, profilaxia e promoção efetiva da sua saúde e bem-estar físico e mental”.
O Município da Maia tem se regido nos últimos anos por uma política pro-ativa direcionada a todos os munícipes, daí haver uma constante atenção em relação à comunidade escolar de modo a proporcionar o crescimento de gerações mais responsáveis e mais saudáveis no concelho.
Nessa ótica, a Câmara Municipal da Maia tem mantido uma grande aposta na saúde escolar, investindo, ano após ano, num programa que integra projetos de literacia em saúde e bem-estar dirigidos às crianças.
Desde a sua implementação, em 2005, o programa já envolveu mais de 100 mil alunos, mostrando que a promoção da saúde em meio escolar no Município é uma realidade efetiva. Este ano, a novidade é a inclusão de dois debates dirigidos aos alunos dos 9.º e 10.º relacionados com saúde e afetos e adolescência sem violência, que conta com a parceria da Universidade da Maia.
Para além das instituições que fazem parceria com este projeto, a Câmara conta com um leque de padrinhos e madrinhas, que têm o papel de passar o seu testemunho aos mais novos. É neste leque que constam, por exemplo, a campeã olímpica Fernanda Ribeiro (foi medalha de ouro, nos jogos de 1996, nos 10 mil metros) e a estilista Katty Xiomara. O embaixador do programa é o F. C. Porto.