O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ da Maia chega a mais de 3000 utentes de 20 respostas sociais do concelho.
O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ foi iniciado em 2014 e tem como foco o desenvolvimento de atividades destinadas à população idosa, cobrindo áreas como lazer, cultura, alimentação e interação entre gerações, promovendo um envelhecimento ativo e saudável.
Através das redes sociais, a autarquia cita António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, que destacou a importância de respeitar e valorizar a população sénior do concelho, vendo o programa como um meio de promover uma vida de qualidade, completa e saudável para esta comunidade:
“Enquanto líder desta nossa grande comunidade concelhia, cabe-me afirmar, que faz parte da minha visão estratégica para o futuro de confiança que todos almejamos, respeitar e valorizar o estatuto da população sénior do concelho, procurando através do Programa Saúde Sénior 60+, promover o envelhecimento ativo, numa vida de qualidade, que seja completa e saudável em todas as dimensões da existência humana”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.
“Assim, o Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ pretende fomentar um estilo de vida ativo e saudável”, explica o Município na sua informação oficial. O objetivo, segundo a autarquia é fazer da Maia uma cidade amiga das pessoas idosas e uma cidade feliz.
O programa é realizado em colaboração com Instituições Públicas e Solidárias do Município, além de parcerias académicas com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a Universidade da Maia e a Universidade Fernando Pessoa.
Conta ainda com o apoio de figuras públicas em cada projeto e tem o FC Porto como embaixador.