A Câmara Municipal da Maia está a promover os “Percursos na Maia”, uma iniciativa que permite explorar o rico património natural e cultural do concelho através de caminhadas. Esta atividade decorrerá aos sábados e domingos, nos dias 20, 21, 27 e 28 de maio, estando as inscrições sujeitas a um número limitado de participantes.
Cada um dos quatro percursos propostos proporcionará uma experiência distinta, com atividades que promovem a cultura, o desporto e o contacto com a natureza, dirigidas a residentes, trabalhadores e visitantes da Maia:
- PR1 – Vilar de Luz – 20/05 – 10h00 – Para os mais aventureiros;
- PR2 – Caminhos Rurais de Folgosa – 21/05 – 10h00 – Para o público sénior;
- PR3 – Rota Produtos da Terra – 27/05 – 14h30 – Para as famílias;
- PR4 – Lugares no Alto de Folgosa e São Pedro Fins – 28/05 – 9h30 – Para os amantes da fotografia.
A caminhada do dia 20 de maio terá início às 10h00, na Capela Nossa Senhora da Luz, e percorrerá a Rua da Fonte e a Rua do Ribeiro, passando por caminhos agrícolas e florestais até às proximidades do Aeródromo Municipal de Vilar de Luz. Durante o percurso, os participantes poderão apreciar áreas arborizadas recentemente plantadas com flora autóctone, paisagens envolventes, instalações para radio modelismo e um pequeno lago. Os desafios e obstáculos propostos para esta rota, inspirados no crossfit e em parceria com a Mstudio, serão adaptados ao espaço e terão diferentes níveis de dificuldade, para abranger um público diversificado. As atividades terão um caráter “militar”, mas sempre com foco na diversão e no espírito de entreajuda.
Já no dia 21 de maio, a caminhada dos Caminhos Rurais de Folgosa terá início às 10h00, na Junta de Freguesia de Folgosa. O percurso passará por diversos caminhos rurais que ligam áreas com atividade agrícola, permitindo a observação de conjuntos relevantes de património edificado.
De acordo com a autarquia, os “Percursos na Maia” são uma aposta alinhada com a Estratégia Turismo 2027 para Portugal, o Plano de Atividades da TPNNP 2020-2024 e o Planeamento Estratégico de Desenvolvimento Turístico da Câmara Municipal da Maia.
A iniciativa visa criar um cluster turístico territorial, valorizando os recursos e ativos do concelho. Além disso, os “Percursos na Maia” surgem como resposta a uma sugestão dos cidadãos durante o processo participativo da 2ª revisão ao Plano Diretor Municipal, que propunha a criação de percursos pedestres.
Estes percursos foram concebidos a partir de uma candidatura da Litoral Rural e estão organizados nas freguesias de Folgosa e São Pedro Fins. Com um enfoque nos recursos naturais, paisagísticos e atrativos locais, as caminhadas promovem a ruralidade, a vida agrícola, a revalorização das memórias e o regresso às origens, proporcionando um ambiente de natureza, tranquilidade e segurança.
António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, salientou que os “Percursos na Maia” proporcionam uma oportunidade única para os visitantes explorarem o concelho, descobrindo o seu património natural e cultural. O autarca ressalta que essas rotas constituem uma rede temática que permite desfrutar da paisagem e da natureza, contemplando e explorando a biodiversidade da Maia, convidando todos a participarem na iniciativa e a descobrirem a beleza natural e cultural que a Maia tem a oferecer.
As inscrições nestas atividades são obrigatórias e as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível em https://www.visitmaia.pt/conteudo/ficha-de-inscricao-percursos-na-maia .