O Município da Maia está a desenvolver uma ação massiva de promoção da polinização em vários espaços verdes do concelho, de modo a sensibilizar a população para a necessidade de fomentar esses ciclos tão relevantes para a preservação da biodiversidade.
A polinização, um recurso inteiramente natural, é reconhecida como um serviço valioso e essencial para o ecossistema, através do transporte de pólen de flor em flor através de agentes polinizadores.
“Ciente da importância dos fenómenos de polinização e da necessidade de preservar estes ciclos tão importantes para o funcionamento dos ecossistemas e para a manutenção da biodiversidade, a autarquia decidiu promover o processo”, informou a Câmara Municipal da Maia.
Por todo o território do Concelho da Maia foram identificados, numa primeira fase do processo, 10 espaços adequados à beneficiação da polinização e, ainda, conscientes da necessidade de informar os cidadãos de que o corte de vegetação não tem sido realizado precisamente para se criarem estas zonas que a autarquia considera serem “muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas”.
Para informar a população dos espaços onde o processo de polinização se irá realizar, foram colocadas placas de identificação nas “Zonas de Beneficiação da Polinização”, apresentadas no formato de uma abelha.
As placas informativas foram instaladas esta semana e estão visíveis em vários espaços verdes do Município, designadamente na Rua 5 de Outubro, freguesia da Cidade da Maia; Via Dr. Francisco Sá Carneiro, freguesia de Moreira; Parque de Avioso – S. Pedro, freguesia do Castêlo da Maia, Rua da Aldeia, freguesia de Vila Nova da Telha; Rua do Xisto, freguesia de Nogueira e Silva Escura; Vereda Ponte de Parada, freguesia de Milheirós; Casa do Alto, freguesia de Pedrouços; Rua da Caverneira, freguesia de Águas Santas; Rua do Serrado, freguesia de S. Pedro de Fins e no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia, na freguesia de Folgosa.
1 comentário
Acho muito bem a Polinização, só que na Rua do Serrado em S.Pedro Fins Maia no mesmo jardim já não ligam nenhum ao ao tratamento das plantas há muito tempo pois, nem rega e tudo seco aos anos. Reclamações devem ter ido parar ao balde do lixo, só algumas intenções quando existe eleições, depois cai novamente no esquecimento. Senão venham ver Rua do Serrado e Travessa do Serrado em S.Pedro Fins Maia.