Silva Tiago desafiou os autarcas do Eixo Atlântico a apoiarem a conceção de um centro de investigação no domínio da inteligência artificial, para o qual a autarquia já tem terreno com dimensões e acessibilidades adequadas.
O presidente da Câmara Municipal da Maia interveio no decorrer da sessão de encerramento da Assembleia Geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que teve lugar na Maia, e que contou com a participação do ministro do Ambiente, Matos Fernandes.
No seu discurso como anfitrião, o presidente da Câmara Municipal da Maia afirmou que os 37 municípios que compõem o Eixo Atlântico serão “mais fortes e mais eficazes se unirem esforços ao nível da investigação, da inovação e do crescimento económico sustentado, capaz de gerar riqueza nos seus territórios”. Dessa forma, reiterou a “disponibilidade da Maia para cooperar ao nível da investigação e da inovação”, deixando o desafio aos presentes para que “avaliem o interesse de partilhar a criação na Maia de um Centro de Investigação de Inteligência Artificial”.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de municípios, criada em 1992, com o apoio da Comissão Europeia, que integra as 37 principais cidades da euro-região Galiza-Norte de Portugal.