A etapa do circuito das Taças do Mundo acontece ao mesmo tempo que a XIV Maia Internacional Acro Cup. Entre os dois eventos, a acontecer em simultâneo, são 1300 ginastas em competição.
Este é o 9º ano consecutivo que a Federação Internacional de Ginástica atribui uma etapa da Taça do Mundo à Maia durante o Maia Internacional Acro Cup. São duas competições a acontecer em simultâneo mas onde não existe a presença dos mesmos ginastas em ambos os torneios. O evento acontece de 4 a 8 de março no Complexo Municipal de Ginástica da Maia e no Pavilhão Municipal da Maia.
Na Taça do Mundo participam apenas atletas seniores e que estejam englobados nas seleções nacionais. No caso de Portugal, estarão presentes vários atletas do Acro Clube da Maia que têm dado cartas na Europa. É o caso do grupo masculino constituído por Henrique Silva, Henrique Piqueiro, Frederico Silva e Miguel Silva; da dupla Rita Ferreira e Ana Rita Teixeira e do trio Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia. Ao todo, esta etapa engloba 150 ginastas, 14 deles maiatos.
No caso do MIAC, Maia Internacional Acro Cup, trata-se de uma competição particular onde participam atletas de todas idades e de diferentes clubes internacionais. São mais de mil ginastas onde 64 são maiatos.
A organização deste grande evento, que contará com cerca de 1300 ginastas, está a cargo do Acro Clube da Maia, da autarquia maiata, da Federação de Ginástica de Portugal e da Federação Internacional de Ginástica.
“No seu conjunto, constituem o maior torneio gímnico jamais realizado em Portugal e a maior prova de ginástica acrobática alguma vez realizada a nível mundial”, refere a organização.