O Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte aprovou, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto do Parque de Saúde e Bem-Estar que estará localizado no centro da Maia.
A cidade da Maia prepara-se para dar um grande passo na melhoria dos cuidados de saúde disponibilizados aos seus habitantes com a aprovação do Projeto Parque de Saúde e Bem-Estar da Maia, anunciado no dia 1 de abril. O projeto beneficiará de um investimento de 7 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência português, e será implantado nas imediações do complexo desportivo, onde anteriormente se encontrava o posto de abastecimento da BP.
Segundo Emília Santos, Vice-presidente e Vereadora da Câmara Municipal da Maia, o novo Parque de Saúde e Bem-Estar tem como objetivo garantir uma cobertura abrangente e um fácil acesso aos serviços para toda a população. O projeto aposta num modelo inovador que inclui saúde digital e serviços de diagnóstico integrado, visando a redução das visitas a urgências hospitalares e internamentos evitáveis, através de um sistema de apoio à decisão nas áreas da saúde pública, médica e social.
Recorde-se quem em 2022, a Câmara Municipal da Maia anunciou que o futuro Parque de Saúde será constituído pela Unidade de Saúde Familiar Terras da Maia; Unidade de Saúde Pública; Centro de Diagnóstico Integrado (Com Análises Clínicas, Densitometria Óssea, Ortopantomografia, Radiologia); Centro de Diagnóstico Pneumológico; Serviço de Atendimento de Situações Urgentes; Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade; Equipa coordenadora local da rede nacional de cuidados continuados integrados; Equipa local de intervenção precoce; Unidade de recursos assistenciais partilhados com fisioterapia, nutricionista, podologia, psicologia, saúde oral, serviço social, terapia da fala e a Sede do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Maia/Valongo.
Esta infraestrutura multifacetada reforça a estratégia de saúde de proximidade, desempenhando um papel crucial no alívio da pressão sobre o Centro Hospitalar Universitário de S. João. Trata-se ainda de um dos maiores investimentos em infraestruturas de cuidados de saúde primários na Maia e na região circundante dos últimos anos.