Entre 2 e 11 de Outubro de 2020, 29 companhias, tanto nacionais como internacionais, apresentarão 30 espectáculos.
A 25ª edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia vai decorrer no Fórum da Maia e espaços circundantes, entre 2 a 11 de outubro, sob o mote “O Riso desconfina a inteligência”.
Durante dez dias, 29 companhias provenientes de várias partes do mundo, apresentarão 30 espectáculos que “celebram as diversas facetas com que o Teatro e outras artes olham o humor, o riso, a comédia e a sátira, utilizando diversas disciplinas e géneros, do teatro de texto às mais contemporâneas linguagens artísticas”.
Em comunicado, o Teatro Art´Imagem, a quem cabe a Direção Artística e Produção do Festival, explica que “lado a lado estarão companhias de renome nacional e internacional e jovens criadores que ousam experimentar, misturando os enredos, palavras e ecos dos eternos Homero, Shakespeare, Cervantes, Lazarillo de Tormes ou Dario Fo e novos dramaturgos”.
Em detalhe, serão 19 companhias e artistas oriundos de Espanha (Prod. Excentricas/Teatro Adro, Pedras de Carton, Rolabola, Palhaço Enano, Teatro do Guirigai, Traspediante, Imaginart/Kull D´Sac, Fabíolo Prod, Pepa Plana, Angel Fraga-ES/PT., La Troupe Malabó, La Macana e Edu Manaza), Itália/Brasil (Teatro C´art/Teatro del Respiro), Alemanha/PT (Marimbondo) e Polónia (Pina Polar).
Estarão ainda presentes 10 companhias portuguesas (Teatro das Beiras, Chapitô, Fértil, Nova Companhia, Eva Ribeiro, Boca de Cão, Mr. Milk, Fric à Frac, As Testemunhas Duo e a Cª Xpto…).
Os espetáculos irão decorrer em vários locais:
- 1 espetáculo de abertura no Exterior do Fórum da Maia;
- 10 espetáculos no Grande Auditório do Fórum da Maia;
- 5 espetáculos para públicos familiares ao ar livre, no Auditório Exterior do Fórum da Maia;
- 4 espetáculos no Café-Teatro do Fórum da Maia;
- 10 espetáculos de pequeno formato no exterior do Fórum da Maia;