Esta ação faz parte de um pacote de 32 medidas que foi hoje anunciado pela autarquia.
O Programa Municipal de Emergência Social do Município da Maia traduz-se num apoio financeiro excecional, pontual e temporário a agregados familiares em situação de emergência social grave, nomeadamente, no âmbito da habitação e dos cuidados de saúde.
Através do Programa Municipal de Emergência Social as famílias maiatas poderão ser apoiadas nas despesas com a renda ou prestação de aquisição da habitação, água, eletricidade, gás, aquisição de medicamentos, meios complementares de diagnóstico, entre outras despesas de saúde.
Como resposta à crise pandémica de Covid-19, a autrquia garantiu que irá proceder ao reforça deste programa social com mais 1 milhão de euros.
Reforço de medidas sociais
A Câmara da Maia anunciou ainda que vai “reforçar a instalação de pulseiras de teleassistência, abrangendo mais idosos no âmbito do Programa Chave de Afetos, em desenvolvimento“, comprometendo-se ainda a “implementar o programa de apoio financeiro à aquisição de medicamentos“.
Apoio a quem precisa
Para as os maiores de 65 anos, famílias monoparentais com filhos menores, agregados familiares com pessoas com deficiência e agregados familiares com pessoas com doenças oncológicas/crónicas, o municipio anunciou que vai implementar um programa de “compra e entrega ao domicílio de bens alimentares de 1ª necessidade e medicação“, “aconselhamento psicológico” e “passeio de animais de companhia“.