Na Área Metropolitana do Porto só a cidade do Porto fica à frente da Maia. Quem o diz é o Portugal City Brand Ranking.
O Portugal City Brand Ranking apresenta os melhores municípios do país para viver, visitar e fazer negócio e apresenta a Maia como a 13ª melhor cidade do país para se viver.
A conclusão é da Bloom Consulting que todos os anos apresenta o Portugal City Brand Ranking, um ranking dos melhores municípios do país para viver, visitar e fazer negócio. Esta 7ª edição do Portugal City Brand Ranking, depois de um ano de 2020 sem se realizar, analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses.
Neste ranking, a Maia ganha destaque, nos municípios favoritos para viver, por subir dez posições e ficar na 13ª posição a nível nacional.
Na região Norte, no que diz respeito à habitação, a Maia ocupa a 4ª posição. No pódio está a Porto, Braga e Vila Nova de Gaia, que não alteraram as suas posições a nível regional desde o último ranking.
Estes resultados valeram à Maia a Marca Estrela Norte, uma distinção atribuída às cidades que, não estando obrigatoriamente nas primeiras posições das tabelas, se destacaram pela sua performance.
Fazer negócio
Para fazer negócio, a Maia é o 5º classificado a nível da região Norte, subindo dois lugares desde a última edição deste estudo. Em primeiro lugar está novamente o concelho do Porto e, logo depois, Vila Nova de Gaia, Braga e Guimarães.
A nível nacional, para fazer negócio, o primeiro lugar é ocupado por Lisboa, seguindo-se o Porto e Cascais. Na tabela geral, a Maia está na 17ª posição.
Para visitar
Para visitar, a Maia é a 33ª opção da lista de concelhos a nível nacional. Na região Norte ocupa o 9º lugar, o mesmo que ocupava desde a última edição deste estudo.
O estudo do Bloom Consulting baseia-se em dados que classificam o desempenho das marcas dos municípios portugueses. Na edição de 2021 o Portugal City Brand Ranking conta com uma plataforma online que permite aceder ao estudo, explorar e comparar toda a informação disponível sobre os municípios.