O “Chave de Afetos” identifica, monitoriza e assiste pessoas com idades superiores a 65 anos e é totalmente gratuito para quem tenha rendimento inferior ao salário mínimo nacional.
A Câmara Municipal da Maia em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto e quatros outros municípios da Área Metropolitana do Porto, tem em marcha um programa de assistência ao domicílio para seniores sem retaguarda familiar, designado por Chave de Afetos.
Este programa é uma solução que identifica, monitoriza e assiste pessoas com idades superiores a 65 anos e é totalmente gratuito para as pessoas com rendimento inferior ao salário mínimo nacional.
O serviço de teleassistência consiste num aparelho de conversão de acesso automático, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano e numa pulseira com sensor de quedas, antialérgica e resistente à água. É ainda possível receber visitas semanais ou quinzenais opcionais, realizadas por voluntários capacitados.
Para referenciar um idoso para o Chave de Afetos deve contactar o Gabinete de Atendimento Integrado Local da sua área de residência.