A Câmara Municipal da Maia, em parceria com a ASMAN, está a desenvolver uma nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), com especialização em demências, que irá acolher 40 seniores e prestar cuidados de saúde. O investimento total da obra é de 2,4 milhões de euros.
O concelho da Maia vai contar, em breve, com uma nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) especializada no apoio a utentes com demências. A ERPI CIBES – Centro Integrado de Bem Estar e Saúde, está a ser construída pela Associação ASMAN no âmbito de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A infraestrutura terá capacidade para acolher 40 seniores, oferecendo serviços de saúde, como fisioterapia, e cuidados especializados para doentes com demência.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e a Vice-Presidente, Emília Santos, visitaram recentemente o local da obra para acompanhar o progresso. De acordo com a autarquia, durante a visita, foi explicado que a especialização no cuidado a utentes com demência reflete-se em aspetos como a sinalética adequada, o uso de cores contrastantes e a contratação de uma equipa técnica especializada.
Para marcar o momento, foi plantada uma camélia no local onde será criado o jardim do Centro Integrado de Bem Estar e Saúde.
A Câmara Municipal informou que a obra representa um investimento total de 2.445.000 euros, com o PRR a comparticipar 1.654.198,52 euros. A ASMAN assumirá a responsabilidade pelo montante privado de 1.115.543,65 euros, abrangendo despesas com infraestruturas, projetos, licenças e fiscalização. Já Câmara Municipal da Maia irá contribuir com 500.000 euros.