O processo logístico “está a decorrer com a maior celeridade” e deverá estar operacional para o início da vacinação em mais larga escala.
A Maia vai ter um Centro Avançado de Vacinação para a Covid-19.
A informação foi partilhada pela vereadora da saúde, Emília Santos, nas redes sociais, e dá conta de que este centro terá lugar numa “infraestrutura municipal”. Nas palavras da também vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, que anexa fotografias do espaço na sua publicação, é aqui “que vão ser dados os próximos passos do plano nacional de vacinação”.
Emília Santos garante ainda que o processo logístico “está a decorrer com a maior celeridade” e a vacinação da população, que está dentro dos parâmetros definidos pela DGS, começa a 8 de fevereiro.
“A Câmara da Maia está empenhada num processo que se quer célere e que chegue a todos. Vamos estar preparados!”, termina a vereadora da saúde e educação da Câmara Municipal da Maia.
Pessoas com mais de 80 anos vacinadas até ao final de março
O Plano de Vacinação contra a Covid-19 passou a incluir, na sua primeira fase, todas as pessoas com mais de 80 anos de idade, independentemente de qualquer comorbilidade ou patologia.
O anúncio foi feito na passada quinta-feira, 28 de janeiro, pelo coordenador da Task Force da vacinação contra a COVID-19, Francisco Ramos, na apresentação da atualização do Plano de Vacinação.
“Foi possível perceber neste tempo de pandemia que era importante também incluir o grupo dos idosos a partir dos 80 anos, em função dos níveis de evolução da pandemia e do nível de severidade atingido nesta altura”, justificou.
Assim, prosseguiu, o Plano da Vacinação mantém, nesta primeira fase, “o grupo dos 50 aos 79 anos com comorbilidades, mas incluem-se também todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente de qualquer comorbilidade ou patologia que tenham”.