Novo hospital deverá entrar em funcionamento em 2026, com a criação de 400 postos de trabalho.
O grupo Trofa Saúde, que já detém o Hospital de Dia da Maia, apresentou esta quinta-feira, dia 11 de julho, o projeto da sua nova unidade hospitalar na cidade da Maia, com um investimento previsto de 50 milhões de euros. A cerimónia de apresentação decorreu às 11h30 nos Paços do Concelho da Maia.
A nova infraestrutura ficará localizada na Avenida Engenheiro António Bragança Fernandes, na Maia, e a sua conclusão está prevista para 2026. Este projeto representa um investimento significativo de 50 milhões de euros e a criação de 400 novos postos de trabalho.
Segundo o Grupo Trofa Saúde, o novo Hospital da Maia será equipado com tecnologia de ponta e oferecerá uma ampla gama de serviços, incluindo serviço de atendimento permanente 24 horas para adultos e crianças, com suporte em ortopedia e cirurgia geral, entre outras especialidades. Terá um bloco operatório com quatro salas para cirurgias convencionais e de ambulatório, internamento com 60 camas distribuídas em 50 quartos, um serviço de Cuidados Intermédios com três camas, mais de 100 gabinetes de consulta e serviços de análises clínicas, enfermagem e imagiologia com equipamentos de última geração. Além disso, contará com serviços especializados em medicina desportiva e de alto rendimento, e endoscopia digestiva com equipamentos topo de gama.
O hospital também oferecerá estacionamento coberto e exterior, assim como acordos com todos os seguros de saúde, subsistemas públicos e bancários, garantindo acesso a um amplo espectro de pacientes.
Atualmente, a Maia conta com o Hospital de Dia da Maia, inaugurado pela Trofa Saúde em abril de 2011, que oferece mais de 40 especialidades médicas em ambulatório. Cerca de 13 anos após a sua inauguração, o grupo Trofa Saúde decidiu expandir a sua presença na Maia com a construção desta nova unidade hospitalar que incluirá valências de internamento.
Com duas dezenas de hospitais em operação e mais de dois mil trabalhadores, a Trofa Saúde é um dos principais grupos privados do sector da saúde em Portugal. Fundada em 1999 por José Vila Nova, atual vice-presidente do grupo, a Trofa Saúde é liderada pelo seu irmão António Vila Nova. Juntamente com a irmã Beatriz e o seu marido, controlam metade do capital do grupo.