O Dia das Cidades pela Vida celebrou-se a dia 30 de novembro, mas este ano não acendeu, como habitualmente, a Torre Lidador. A Maia é uma “Cidade pela Vida” desde 2017.
O objetivo deste dia é unir o mundo em volta da questão da abolição da pena de morte que ainda existe na legislação de alguns países. Em 2017, o Município da Maia aderiu à rede de municípios “Cidades pela Vida –cidades contra a pena de Morte” num protocolo com a Comunidade de Sant’Egídio, celebrado a 30 de novembro de 2017,
Para assinalar este dia, em comunicado publicado na rede social Facebook da Câmara Municipal da Maia, pode ler-se que “este é um dia para despertar consciências contra a pena de Morte e dizer aos líderes das nações que ainda aplicam a pena capital, que é tempo de integrarem os seus povos no concerto das nações que respeitam os Direitos Humanos”.
Recorde-se que, no ano passado, a Torre do Lidador iluminou-se para assinalar este mesmo dia. Segundo Marta Peneda, vereadora do Ambiente, este ano não houve iluminação na Torre do Lidador por “questões técnicas” ligadas à inauguração das luzes de Natal na Praça do Município.