No sábado, entre as 20h30 e as 21h30, é hora de desligar as luzes para demonstrar a sua preocupação com a “Água e as Alterações Climáticas”.
O Município da Maia adere mais uma vez à iniciativa “Hora do Planeta”, uma ação global ambiental promovida pela WWF – World Wide Fund For Nature. No sábado, 27 de março, entre as 20h30 e as 21h30, é hora de desligar as luzes.
A Câmara Municipal da Maia toma parte nesta iniciativa desligando a iluminação do edifício dos Paços do Concelho, Torre do Lidador e Biblioteca Municipal.
Esta iniciativa, apesar de simbólica, é a maior ação do género à escala mundial e implica o compromisso de desligar todas as luzes, interiores e exteriores, de alguns edifícios e monumentos emblemáticos dos municípios durante uma hora. Este ano, decorre sob o mote “Água e as Alterações Climáticas”.
Pretende-se, assim, despertar as consciências para as alterações climáticas, uma questão incontornável na atualidade, e incentivar a tomada de decisões bem como a adoção de procedimentos que contribuam para mitigar os efeitos dessas alterações.
Autarquia compromete-se a implementar sistema de gestão eficiente da água
Ainda no âmbito da iniciativa e do conceito “ir mais além da Hora”, a Câmara Municipal da Maia fez saber que se compromete com a Hora do Planeta a implementar um sistema de gestão eficiente da água que contempla a rega inteligente no Parque Central da Maia, que permitirá o controlo do arranque do sistema e a adequação dos caudais de irrigação às efetivas necessidades das espécies existentes no local, reduzindo significativamente o desperdício de água.