A partir deste mês, o Novo Modelo Tarifário “Recicle Mais Pague Menos” (R+P-), conhecido por sistema PAYT (Pay as you throw ou poluidor/pagador), é implementado em 11300 habitações, abrangendo 30 mil habitantes da cidade da Maia.
A Maiambiente é uma vez mais pioneira no setor, visto que esta é a primeira fatura no país em que a Tarifa do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos é indexada à produção de resíduos e não ao consumo de água.
Este novo modelo tarifário é mais justo, na medida em que os cidadãos irão pagar apenas a tarifa pelos resíduos que produzem, constituindo ainda um incentivo à separação dos materiais destinados à reciclagem, e consequentemente diminuição do lixo indiferenciado recolhido.
A faturação desta tarifa continuará a ser efetuada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Maia, com toda a comodidade para o cliente, relativamente ao qual se mantêm todos requisitos, nomeadamente acesso à fatura eletrónica, periodicidade de faturação e forma de pagamento.
A Maia é atualmente uma referência nesta área, pelos seus avanços no domínio da recolha seletiva e valorização de resíduos, sendo este novo modelo inédito e reconhecido como um exemplo a seguir.