Albina Martins completou, na quinta-feira, dia 23 de março, 100 anos de vida. O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, fez-lhe uma visita para lhe dar os parabéns e a presentear com um ramo de flores.
À chegada ao local, o autarca lembrou-se que já tinha estado naquela casa, mas inicialmente não associou qual tinha sido o motivo. Após uns breves momentos, lembrou-se que, há quatro anos, tinha estado na mesma morada para dar os parabéns a Manuel, marido de Albina, que na altura completava 101 anos.
Albina e Manuel casaram em março de 1946 e tiveram dois filhos. Albina era lavadeira de profissão, e um dia um engenheiro da EDP convidou-a a trabalhar na subestação de Vermoim, trabalho Albina não recusou. A centenária começou na limpeza, teve muitos outros trabalhos até chegar ao bar, que liderou até se reformar.
Hoje em dia, e depois de ter estado no Centro de Dia da Asman, Albina vive com a neta que decidiu ser a sua cuidadora, com a ajuda do Apoio Domiciliário. “Sou eu que cuido dela, só tenho ajuda do apoio domiciliário para a higiene pessoal, de manhã e ao final do dia”, conta Carla Quelhas.
PUB